Loading...
FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO2018-09-25T10:30:59+00:00

FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO

NOSSO OBJETIVO: PROMOVER A EDUCAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA

Acreditamos na educação como elemento transformador da sociedade.
É nosso objetivo educar a criança pequena, fornecendo a ela afeto, cuidado, estímulos e vivências necessárias a um desenvolvimento pleno, saudável e harmonioso, compartilhando com a família o compromisso e a responsabilidade por sua formação como ser humano.

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO CARÁTER

Para favorecer a construção da identidade pela criança é feito um resgate da sua história de vida. Ela identifica sua família, comparando-a com a de cada colega; percebe o papel de cada integrante nesse grupo e os sentimentos e emoções presentes nas relações parentais. As reflexões e comparações que, aos poucos, a criança vai fazendo entre o seu contexto familiar e o escolar (seu primeiro grupo social), vão ampliando o conhecimento de si mesmo e do mundo Nesse trabalho realizado em parceria com a família, ela vai incorporando regras necessárias à convivência harmoniosa e solidária com as pessoas à sua volta, vai definindo valores e delineando sua personalidade e caráter

INCORPORAÇÃO DE BONS HÁBITOS DE SAÚDE

Na infância, a criança assimila hábitos que poderão perdurar durante toda a vida. Apresentar a ela atitudes e cuidados necessários a uma vida saudável, lhe fornecendo bons modelos, é função da escola em parceria com a família.
Nas aulas de culinária, quando os alunos ajudam a preparar alimentos saudáveis e nas opções nutritivas de lanche e almoço fornecidos por uma empresa especializada em alimentação infantil, a criança vai incorporando bons hábitos de alimentação.

CONQUISTA DA AUTONOMIA

No decorrer da Educação Infantil, a criança vai assumindo tarefas e responsabilidades gradativamente mais complexas: se alimentar e se vestir sozinha, aprender a usar o vaso, organizar o material pessoal e coletivo, dar recados, fazer pequenos consertos, resolver conflitos de forma adequada, ouvir e expor ideias nas atividades coletivas, persistir na busca de solução dos desafios, realizar tarefas escolares com independência e capricho…

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No convívio diário e respeitoso com plantas e animais, a criança observa como os estágios da vida se mostram em todos os seres vivos, incluindo animais, vegetais e o próprio ser humano. Compreende aos poucos a relação entre os integrantes da natureza e as consequências de cada ação no ambiente, desenvolvendo a consciência ecológica.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A educação financeira desenvolvida ao longo de toda a educação infantil, aborda os seguintes aspectos:

1. Apresentar o dinheiro e sua função às crianças.
2. Incutir nas crianças o hábito da poupança no cofrinho da turma, visando alcançar objetivos de curto e médio prazo, definidos coletivamente.
3. Ensinar as crianças a planejar as compras, de forma a pesquisar preços e adquirir apenas o necessário .
4. Programar doações a pessoas carentes, com o objetivo de levar a criança a perceber que existem pessoas menos favorecidas que ela, e que algo que já não é útil a ela pode ter valor para essas pessoas.

TRABALHANDO COM PROJETOS

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

NOSSO ESPAÇO