NOSSO OBJETIVO: PROMOVER A EDUCAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
O objetivo do nosso trabalho é educar a criança pequena, fornecendo a ela afeto, cuidado, estímulos e vivências necessárias a um desenvolvimento pleno, saudável e harmonioso, e compartilhando com a família o compromisso e a responsabilidade por sua formação como ser humano.
A nossa proposta pedagógica foi construída com base na Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner), nos estudos de Wallon, Piaget, Vigotsky e Emília Ferreiro sobre a aprendizagem e o desenvolvimento biológico, emocional e cognitivo da criança, compreendendo que, para ela, conhecer o mundo envolve a fantasia, o brincar e o movimento.
Em todos os espaços da escola (pátios e salas de aula), e também nas excursões relacionadas aos assuntos pesquisados durante o ano, são criadas oportunidades de observação e exploração do mundo natural e social, levando cada criança a imaginar soluções para os desafios propostos. Nesse processo, ela manifesta opiniões sobre os acontecimentos, busca informações, confronta ideias e desenvolve uma relação prazerosa com a aprendizagem.
No dia a dia escolar, a criança é inserida na cultura e na vida social. As regras de convivência são construídas a partir de reflexões coletivas, favorecendo uma relação harmoniosa e ética entre todos os membros da comunidade escolar.
BERÇÁRIO
BERÇÁRIO MIUDINHOS: O INÍCIO DE UMA LONGA E LINDA CAMINHADA
Existe algo mais fantástico que o desenvolvimento de um bebê?
No Berçário, cada criança recebe, a partir dos quatro meses, o afeto e os cuidados de que precisa. Mas o trabalho desenvolvido nesse espaço vai muito além, tendo também como objetivo fornecer ao bebê estímulos e vivências necessárias ao seu desenvolvimento pleno, saudável e harmonioso, compartilhando com a família o compromisso e a responsabilidade por sua educação integral.
Uma aula de música e um momento de estimulação psicomotora realizada por um educador físico fazem parte da rotina semanal do Berçário.
Sob a supervisão de uma pedagoga experiente, que coordena e planeja as atividades propostas diariamente, a equipe do Berçário é composta por auxiliares docentes, na proporção de uma berçarista para cada dois bebês. Ao todo, oito bebês recebem os estímulos necessários às aquisições importantes que ocorrem ao longo do primeiro ano de vida.
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL MIUDINHOS: LANÇANDO O SEU FILHO PARA O MUNDO EM CINCO, QUATRO, TRÊS, DOIS, UM…
A Educação Infantil acontece em cinco etapas que vão do Infantil I ao V.
Nesse segmento, com cuidado e afeto, promovemos uma educação para a vida, num processo que envolve:
- Presença da brincadeira, fantasia, arte, música e movimento no dia a dia escolar.
- Aprendizagem prazerosa e significativa, além da sala de aula, com experimentos, culinária, excursões instigantes.
- Estímulo à curiosidade, à formulação de perguntas e hipóteses sobre os acontecimentos observados e à resolução de desafios propostos.
- Projetos pedagógicos desenvolvidos em torno de temas amplos e significativos.
- Aprendizagem de forma interdisciplinar
- Consciência ambiental desenvolvida no convívio diário e respeitoso com plantas e animais.
- Incentivo à autonomia e à habilidade em administrar emoções e sentimentos (inteligência emocional).
- Incentivo à formação do caráter da criança com incentivo ao respeito, à ética e à solidariedade na convivência diária com os integrantes da comunidade escolar.
- Educação financeira.
- Aulas de arte, música, educação física e inglês com profissionais especializados.