O projeto pedagógico que foi desenvolvido na escola ao longo de todo o ano de 2018 recebeu o nome QUEM MANDA AQUI?
O objetivo principal desse trabalho foi fazer com que os alunos percebessem que as regras são essenciais a toda convivência coletiva harmoniosa e que respeitá-las é um dever de todos. As crianças iniciaram o projeto identificando regras necessárias no âmbito familiar e escolar. Em seguida, ampliaram essa percepção para a vida coletiva, tanto na cidade quanto no país onde moram.
Este trabalho teve início com a definição dos combinados que prevaleceram durante o ano em cada sala e nas áreas comuns da escola, que foram construídos em assembleias, a partir da necessidade de solucionar situações e conflitos vivenciados no dia a dia escolar.
Os combinados que prevalecem entre as famílias dos colegas de turma também foram alvo de avaliação e comparação entre as crianças.
Durante a Copa do Mundo, as regras que prevalecem nas partidas de futebol foram identificadas pelos alunos.
A forma de organização de vários grupos de animais na natureza também foram tema de estudo em algumas turmas.
No filme O Rei Leão, as crianças identificaram a diferença entre uma liderança comprometida com o bem estar de todos e uma liderança corrupta que privilegia os interesses de um grupo, à custa da intimidação e da força.
Excursões pelo bairro possibilitaram a percepção da necessidade de regras necessárias ao bom funcionamento de uma cidade. Dando continuidade a essa etapa do projeto, as crianças identificaram os responsáveis pela administração de Belo Horizonte, do Brasil e de alguns países do mundo que funcionam com outros sistemas de gestão.
No período anterior à data da eleição do novo presidente do Brasil, as crianças já estavam maduras e informadas para sugerir algumas medidas necessárias à melhoria da vida dos brasileiros.
Elas apresentaram essas sugestões no plenário da Câmara Municipal, vivenciando, dessa forma, parte do processo de construção das leis que regem a vida de todos os brasileiros.
Para encerrar o projeto, os alunos conheceram os candidatos a presidente do Brasil, participando de uma eleição simulada na escola, quando puderam votar no candidato de preferência. Os votos foram computados e registrados em uma tabela. O resultado da eleição realizada na escola foi comparado com o resultado final da eleição que definiu o novo presidente brasileiro.
No decorrer desse trabalho interdisciplinar, as crianças utilizaram múltiplas inteligências e linguagens: pesquisaram, entrevistaram e fizeram excursões para esclarecer questões surgidas sobre o assunto; trabalharam em equipe e precisaram definir combinados necessários ao bom andamento do trabalho; aprenderam a identificar e administrar emoções e sentimentos presentes na convivência coletiva. Precisaram classificar, quantificar, seriar, comparar e estabelecer relações entre as situações vivenciadas e observadas; aprenderam a ler tabelas, gráficos e mapas; analisaram e sintetizaram o que aprenderam.
As famílias de alunos participaram e enriqueceram esse trabalho, que envolveu muitas possibilidades de aprendizagem para todos, crianças e adultos.
SE AS CRIANÇAS GOVERNASSEM O BRASIL…
Após definirem regras necessárias à boa convivência em família e
QUE BRASIL NÓS QUEREMOS TER NO FUTURO?
Após definirem regras necessárias para uma boa convivência na família
DEMOCRACIA SE APRENDE DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL (TURNO DA TARDE)
Em assembleia, alunos de 4 a 6 anos (turno da
DEMOCRACIA SE APRENDE DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL (TURNO DA MANHÃ)
Em assembleia, alunos de 4 a 6 anos (turno
QUEM MANDA NA ESCOLA?
Nas atividades relacionadas ao projeto QUEM MANDA AQUI?, os
QUEM MANDA EM CASA?
Motivar a criança a praticar direitos e deveres essenciais à