Projeto 2017 – Crianças de todo mundo, crianças como você!

O projeto pedagógico desenvolvido na escola ao longo de todo o ano de 2017 recebeu o nome CRIANÇAS DE TODO O MUNDO, CRIANÇAS COMO VOCÊ!

As turmas iniciaram este trabalho identificando características do próprio corpo, comparando semelhanças e diferenças entre os colegas. Mais tarde, conheceram também crianças com necessidades especiais, aprendendo a respeitá-las.

No decorrer do ano, as crianças menores da escola (Berçário, Infantil I e II) participaram de atividades para favorecer o desenvolvimento psicomotor, explorando formas diferentes de brincar e divertir. Conheceram animais que podem conviver com as famílias no ambiente doméstico, comparando as características de cada um deles com as que são próprias aos seres humanos. Identificaram alimentos e hábitos de higiene necessários a uma vida saudável. Conheceram a família e a história de vida de cada criança da turma. Identificaram diferentes tipos de moradias e como elas estão organizadas em nosso bairro, identificando estabelecimentos comerciais e os que oferecem serviços necessários à vida dos moradores. Perceberam a necessidade de regras para garantir uma convivência harmoniosa com familiares e amigos.

As turmas a partir do Infantil III ampliaram esses conhecimentos (de acordo com a maturidade e o desenvolvimento próprio a cada faixa etária), identificando semelhanças e diferenças entre os moradores de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Pesquisaram sobre como as pessoas se distribuem no planeta (em cidades, países e continentes), e se adaptam a contextos geográficos de características tão diferentes. Conheceram vestimentas, moradias, língua, alimentação, costumes, lazer, festas, histórias e brincadeiras típicas de cada região estudada.

As famílias dos alunos participaram e enriqueceram este trabalho que envolveu muitas possibilidades de aprendizagem para todos, crianças e adultos.

2018-06-22T17:55:27+00:00Início, TRABALHANDO COM PROJETOS|