Projeto 2018 – Quem Manda Aqui?

O projeto pedagógico que será desenvolvido na escola ao longo de todo o ano de 2018 recebeu o nome QUEM MANDA AQUI?

O objetivo principal desse trabalho é fazer com que os alunos percebam que regras são necessárias em uma convivência coletiva harmoniosa, e que respeitar a elas é um dever de todos. As crianças iniciaram o projeto identificando regras necessárias no âmbito familiar e escolar. Em seguida, vão ampliar essa percepção para a vida coletiva na cidade e no país onde moram, e também na natureza.
Este trabalho teve início com a definição dos combinados que vão prevalecer durante o ano em cada sala e nas áreas comuns da escola, que foram definidos em assembleias a partir das sugestões feitas pelas crianças, com o objetivo de solucionar situações e conflitos vivenciados no dia a dia escolar.
Os combinados que prevalecem nas famílias dos colegas de turma também estão sendo alvo de avaliação e comparação entre as crianças.
Durante a Copa do Mundo, as regras que prevalecem nas partidas de futebol foram identificadas pelos alunos.
A forma de organização de vários grupos de animais na natureza também está sendo tema de estudo em algumas turmas.
No filme O Rei Leão, as crianças identificaram a diferença entre uma liderança comprometida com o bem estar de todos e uma liderança corrupta que privilegia os interesses de um grupo, à custa da intimidação e da força.
Excursões pelo bairro estão possibilitando a percepção da necessidade de regras necessárias ao bom funcionamento de uma cidade. Dando continuidade a essa etapa do projeto, as crianças identificarão os responsáveis pelo governo de Belo Horizonte, do Brasil e de alguns países do mundo que funcionam com outros sistemas de gestão.
No período anterior à data da eleição do novo presidente do Brasil, as crianças já estarão maduras e informadas para sugerir algumas medidas necessárias a melhoria da vida dos brasileiros.
Elas deverão apresentar essas sugestões no plenário da Assembleia Legislativa, vivenciando, dessa forma, parte do processo de construção das leis que regem a vida de todos os brasileiros.
Para encerrar o projeto, os alunos vão conhecer os candidatos a presidente do Brasil, participando de uma eleição simulada na escola, quando poderão votar no candidato de preferência. Os votos serão computados e registrados em uma tabela. O resultado da eleição realizada na escola será comparado com o resultado final da eleição que definirá o novo presidente brasileiro.
No decorrer desse trabalho interdisciplinar, as crianças estão utilizando múltiplas inteligências e linguagens: estão pesquisando, entrevistando e fazendo excursões para esclarecer questões surgidas sobre o assunto; estão trabalhando em equipe e precisando definir combinados necessários ao bom andamento do trabalho; estão aprendendo a identificar e administrar emoções e sentimentos presentes na convivência coletiva. Precisarão classificar, quantificar, seriar, comparar e estabelecer relações entre as situações vivenciadas e observadas; aprenderão a ler tabelas, gráficos e mapas; analisarão e sintetizarão o que aprenderam.
As famílias de alunos estão participando e enriquecendo esse trabalho que envolve muitas possibilidades de aprendizagem para todos, crianças e adultos.

2018-07-10T16:44:42+00:00Início, TRABALHANDO COM PROJETOS|