O projeto pedagógico desenvolvido na escola em 2019 recebeu o nome QUEM MORA NO PLANETA TERRA?
O objetivo principal desse trabalho é fazer com que os alunos identifiquem a diversidade dos seres vivos que habitam nosso planeta percebendo a inter-relação entre eles e também com o meio ambiente, desenvolvendo em cada um a consciência do seu papel nesse processo.
As crianças muito pequeninas vão começar este trabalho nomeando os seres vivos percebidos no ambiente próximo, desde os membros da família, os amigos, os animais e plantas com os quais convivem no dia a dia, desenvolvendo atitudes de cuidado e respeito com cada um deles. Ampliando este conhecimento, vão conhecer animais e plantas típicas da zona rural, assim como alguns animais encontrados em outras regiões do mundo, na visita que farão ao Zoológico.
Os alunos mais velhos da educação infantil vão pesquisar também sobre a história do Planeta Terra, identificando sua localização no Sistema Solar. Vão conhecer o aparecimento da vida em nosso planeta e sua evolução ao longo dos anos. Vão distinguir seres vivos e não vivos e compreender a inter-relação entre eles. No final deste trabalho, serão capazes de fazer uma classificação simplificada dos seres vivos além de identificar e colocar em prática no dia a dia, medidas necessárias à preservação do meio ambiente.
No decorrer deste trabalho interdisciplinar, as crianças precisarão utilizar múltiplas inteligências e linguagens; pesquisarão, entrevistarão e farão excursões para esclarecer questões surgidas sobre os assuntos estudados; trabalharão em equipe e precisarão definir combinados necessários ao bom andamento do trabalho; aprenderão a identificar e administrar emoções e sentimentos presentes na convivência coletiva. Precisarão classificar, quantificar, seriar, comparar e estabelecer relações entre as situações vivenciadas e observadas; aprenderão a ler tabelas, gráficos e mapas; analisarão e sintetizarão o que aprenderam.
As famílias de alunos têm uma participação ativa nesse trabalho, que envolve muitas possibilidades de aprendizagem para todos, crianças e adultos.