Ajudar a criança a se perceber cidadã responsável por participar das decisões coletivas é uma preocupação constante em nossa escola. A definição dos combinados que vigoram no espaço escolar é feita com a participação de todos e o respeito diário a essas regras comuns é cobrado diariamente. São realizadas votações para decidir assuntos de interesse comum. São feitas reflexões coletivas sobre os conflitos que acontecem no dia a dia escolar. As crianças são estimuladas a desenvolver a autonomia para realizar tarefas, além de opinar e se posicionar diante os acontecimentos ocorridos dentro e fora da escola. Dessa forma elas se apropriam de seus direitos de cidadãos e vivenciam processos democráticos.
O Projeto Institucional, que recebeu o nome QUEM MANDA AQUI? e será desenvolvido na escola em 2018, vai abordar a importância da existência e do cumprimento de regras que garantam uma convivência harmoniosa entre os integrantes dos grupos de animais e de pessoas.
Durante as comemorações da Páscoa, os alunos participaram de um processo democrático para escolha do nome do coelhinho da escola.
A partir das sugestões feitas por cada turma da escola, foi programada uma votação para escolha do nome, com a participação dos alunos das turmas do infantil II, III, IV e V.
Como houve empate entre dois nomes sugeridos, houve o segundo turno da votação, que definiu o nome do bichinho, PIPOCA.
Nessa atividade, as crianças começaram a se familiarizar com as regras do processo eleitoral brasileiro, assunto que culminará nas eleições para escolha do novo presidente do Brasil, que acontecerão em outubro.